top of page

Psicoterapia de Casal

​São varias as razões que levam um casal ao consultório. Entre elas posso citar: objetivos diferentes, infidelidade conjugal, impotência sexual, ejaculação precoce, dificuldades em atravessar determinada fase do ciclo vital ou qualquer razão que interfira no bom funcionamento do casal.​
​
O casal pode chegar ao consultório por indicação do terapeuta individual, por iniciativa de um dos dois, por sugestão da escola do(s) filho(s) ou de amigos/parentes próximos ou mesmo através do psiquiatra do(s)  filho(s).
 
É muito comum o casal descobrir durante o processo terapêutico que  a dificuldade está  na comunicação entre eles.
​
Toda comunicação tem um aspecto de conteúdo e um aspecto de relação. Assim podem ocorrer “erros” na comunicação verbal e na comunicação  não verbal. A comunicação verbal permite correções, a pessoa fala, mas pode dizer: “não é bem assim, estou me expressando errado”, mas a comunicação não verbal não permite correções, o que a pessoa mostra com expressões faciais ou gestos não é possível corrigir.
​
Não conseguimos ter a percepção de nós mesmos quando se trata da comunicação não verbal. Por isso  o terapeuta muitas vezes funciona como  tradutor da relação ou como mediador para que alguma mudança na forma de comunicação do casal aconteça.
 

 

 

Psicoterapia de casal
bottom of page